quarta-feira, 1 de maio de 2013

25 DE MARÇO - ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO CEARÁ A TERRA DA LUZ
          A Escola de Ensino Fundamental São Paulo, pela primeira vez, feriou essa data de 25 de Março. Para que os alunos tomassem conhecimento do motivo desse feriado, foi trabalhado na sexta feira 22 de Março de 2013, o tema - Abolição da Escravatura no Ceará. Através do slide exibido, tomaram conhecimento da importância dessa data para o Ceará. Houve debates e conversas referente ao assunto, e os alunos poderam conhecer mais uma parte da história do Ceará e desse assunto acontecido a 129 anos atrás, em 25 de Março de 1884, 4 anos antes da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, em 13 de maio de 1888, que determinou a emancipação dos escravos  em todo o Brasil.

25 DE MARÇO ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO CEARÁ

TERRA DA LUZ
Em 25 de março de 1884,exatos  127 anos atrás, o Ceará foi a primeira província Brasileira a extinguir o sistema escravista em seu território, fato que lhe rendeu o título terra da luz

LEI ÁUREA
A abolição da escravatura no Ceará ocorreu 4anos antes da assinatura da lei Áurea pela princesa Isabel, que em 13 de maio de 1888 determinou a emancipação dos escravos em todo o Brasil.

CIDADE DE REDENÇÃO
     É IMPORTANTE LEMBRAR, QUE EM TERMOS DE MARCOS HISTORICOS, FOI A CIDADE DE REDENÇÃO A PRIMEIRA A ABOLIR A ESCRAVIDÃO. (01 DE JANEIRO DE 1883)

A ESCRAVIDÃO
     A ÂNSIA POR LBERDADE, SENTIMENTO COMUM A TODOS OS ESCRAVOS NÃO SÓ NO CEARÁ, MAS EM TODO O BRASIL, QUE OS IMPULSIONOU A NÃO ACEITAREM A SUBJUGAÇÃO.

AS CONSEQUÊNCIAS DA ESCRAVIDÃO REPERCUTEM ATÉ OS DIAS DE HOJE.

FRANCISCO JOSÉ DO NASCIMENTO
                      
   MAIS CONHECIDO COMO CHICO DA MATILDE O DRAGÃO DO MAR-SÍMBOLO DA RESISTÊNCIA POPULAR CONTRA A ESCRAVIDÃO.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário